Porque os cachorros uivam? Saiba os 3 principais motivos
Já se perguntou alguma vez por que os cachorros uivam? O uivo é uma forma de comunicação herdada dos lobos e pode ser usado para se relacionar à distância. No entanto, o que motiva o cachorro a uivar pode variar de acordo com a situação.
É comum que cachorros uivem quando se sentem sós ou quando há fêmeas no cio por perto. Além disso, podem iniciar o uivo se ouvirem outros cães latindo ou mesmo a buzina de um carro que passa na rua.
Os cães são animais dóceis e carentes de afeto, então precisam de contato visual e presença constante. Isso pode ser provido por seus donos ou tutores e também por outros cães. Por isso, antes de se irritar com o cachorro, pense que ele pode estar apenas tentando obter atenção e carinho.
Por que meu cachorro está fazendo aquele barulho de uivo?
Ficar atento ao momento em que o cachorro uiva é a forma mais eficaz de descobrir por que ele está fazendo isso. O uivo pode ser causado por vários motivos e é preciso observar para entender o que está levando o seu cachorro a emitir esse som. Observe e entenda a razão de porque os cachorros uivam.
Uivo para alertar perigo
Os cães podem reagir a barulhos altos como sirenes e apitos, assim como a alguns tons usados em músicas, emitindo um uivo como um alerta para o tutor sobre um possível perigo.
Uivo para indicar presença de cadela no cio
Quando se trata de cães machos não castrados, a presença de uma cadela no cio pode ser especialmente notável. O uivo tem a função de alertar a fêmea para a reprodução.
Tristeza por separação
Os cães às vezes podem experimentar tristeza por separação quando os tutores se ausentam ou os deixam sozinhos por um período de tempo prolongado. Esta tristeza pode se manifestar através de uivos, que servem como um meio de expressar frustração e tédio.
O que devo fazer se meu cachorro está uivando?
Para acabar com os uivos do seu cão, é necessário começar a entender o comportamento dele e a mensagem que ele está tentando passar. É importante não adotar atitudes agressivas como gritos, pois isso só irá aumentar o medo do seu pet.
Levar o cão para passear e brincar com ele, além de oferecer brinquedos e petiscos, é uma ótima maneira de estabelecer um vínculo de confiança e permitir que ele compreenda que momentos tranquilos são sinônimos de felicidade.
Dessa forma, ele associará essas situações a momentos prazerosos, reduzindo o medo e a ansiedade.
Consulte um profissional veterinário
Apesar de o seu pet receber todos os cuidados necessários, é importante que você verifique com atenção todos os itens que poderiam estar contribuindo para o uivo excessivo.
Se ele estiver com água, comida, não passa muito tempo sozinho e não está em perigo, não hesite em levá-lo ao veterinário mais próximo para uma avaliação minuciosa.