Pássaros para ter em casa: conheça 5 espécies
Se você está considerando a adoção de um animal de estimação para a sua casa, os pássaros podem ser uma ótima alternativa, pois são capazes de oferecer diversão com suas cores e seus cantos.
Existem muitos tipos de pássaros, mas nem todos eles são adequados para conviver com as pessoas, já que alguns têm hábitos específicos ou se encontram em estado de conservação precário.
Certifique-se de que a sua ave doméstica não está sujeita a riscos e não contribua com o tráfico ilegal. Se você está interessado em conhecer quais são as aves mais adequadas para conviver com as pessoas, o KitabPet listou as mais populares e recomendadas.
Canário
O canário é um pássaro cantor de grande inteligência, capaz de aprender diferentes ritmos. A alimentação desta ave é variada, incluindo rações, alpiste, além de alguns vegetais como brotos, brócolis e cenoura.
Os canários têm uma pelagem brilhante que varia desde tons amarelos, amarelo-verdes, verdes e laranja, até tons de vermelho. Seu tamanho varia de 12 a 20 centímetros. A expectativa de vida de um canário é entre 10 e 15 anos, embora alguns possam chegar a 20 anos.
Esta espécie possui uma personalidade alegre, porém insegura, sendo recomendado que seu habitat seja confortável e espaçoso, com um ninho onde possa se abrigar quando necessário.
O canário é uma ave doméstica de grande popularidade, entretanto, é importante destacar que climas frios podem ser prejudiciais para este tipo de espécie, uma vez que são aves tropicais.
Papagaio
Se você está interessado em adotar um papagaio, saiba que eles são aves da ordem Psittacoidea, geralmente do gênero Amazona, que são extremamente populares por sua bela plumagem, inteligência e capacidade de imitar sons.
Sua dieta é onívora, baseada principalmente em frutos e sementes, mas também desfrutam de insetos e até carne.
Esses pássaros domésticos devem ter uma gaiola espaçosa, mas também devem passar a maior parte do dia voando livremente pela casa para evitar problemas comportamentais relacionados ao estresse e ao confinamento.
Eles são muito inteligentes e podem aprender truques e até palavras, tornando-se papagaios falantes. Por isso, são recomendados apenas para proprietários experientes.
Caso você esteja pensando em adotar um papagaio, orientamos que procure um veterinário especializado em animais exóticos para que possa receber as instruções adequadas sobre os seus cuidados
É possível criar papagaio no Brasil?
A lei brasileira permite a criação de papagaios, mas exige que o proprietário obtenha um certificado de autorização para isso. Isso é necessário para evitar o tráfico ilegal da ave, pois ela é considerada um animal selvagem que vive na natureza.
Periquito
O periquito é uma das aves domésticas mais populares do mundo, o que torna a sua criação uma boa opção para iniciantes.
Estes pássaros necessitam de uma dieta baseada em frutas e sementes. Além disso, eles são animais sociáveis que devem ser mantidos em grupos de, no mínimo, dois, contendo um macho e uma fêmea, pois caso sejam do mesmo gênero costumam ser agressivos entre si.
É importante ter cuidado ao manusear os periquitos, pois são animais pequenos e sensíveis e podem sofrer danos facilmente. Para que eles tenham um bom conforto, o local destinado à eles deve ser espaçoso, contendo um ninho, recipientes para água e comida, além de alças para que possam se pendurar.
É recomendável realizar a limpeza diária destes itens, e isto é simples de fazer com água e bicarbonato de sódio, e depois secar com um pano úmido. Criar periquitos pode ser uma tarefa fácil para muitos tutores.
Agapornis
O Agapornis é um pássaro fiel e possui o hábito de estar ao lado de seus donos para brincar, aconchegar ou bicar sua cabeça o tornam um excelente animal de estimação para quem tem crianças em casa.
Porém, não é recomendado para quem busca tranquilidade, pois os agapornis são faladores e exigem atenção constante. A alimentação deste pássaro deve ser baseada em sementes, frutas e legumes; além disso, o seu bem-estar exige que ele tenha contato com a luz solar e a presença de brinquedos para melhorar a sua socialização.
Criar um agapornis exige autorização do IBAMA, bem como comprovação de sua origem com um certificado.
Calopsita
A calopsita é conhecida por sua plumagem marcante, com tons vibrantes e branco, acompanhado por uma crista amarela, além de pequenas manchas avermelhadas sob os olhos e bico.
É uma das melhores aves para domesticar, pois é extremamente dócil e inteligente, além de adorar se divertir e cantar.
É importante mantê-la em um ambiente espaçoso e fornecê-la diversos brinquedos. Quando é hora de dormir, é necessário mantê-la em uma gaiola coberta, pois são muito assustados. A alimentação da calopsita deve ser composta por alpiste, ração, frutas e legumes.
Está pensando em adotar um pássaro?
Caso esteja pensando em adotar um pássaro doméstico, é importante estar ciente de que gaiolas pequenas não são recomendadas pois causam estresse e ansiedade.
Embora as gaiolas sejam necessárias para proteção durante o período noturno ou quando abrimos janelas, o ideal é deixá-los voar livremente. Assim, eles se desenvolverão melhor e serão mais felizes.
Quando há outros animais de estimação ou crianças na casa, é preciso ter cuidado para garantir a segurança do pássaro.