Gato com medo de fogos: veja como acalmar
Será que os gatos têm medo de fogos?
Por sua sensibilidade auditiva, sabemos que os cães têm medo de fogos de artifício. Mas será que os gatos também têm medo de fogos? Sim, barulhos fortes assustam os gatos assim como os cachorros. Os gatos são animais tranquilos e gostam de rotina. Quando algo altera sua rotina, podem ficar bem assustados e alguns desenvolvem fobias. Muitos se escondem ou até fogem, outros miam e apresentam tremores. Por isso vamos tratar aqui sobre como acalmar gato com medo de fogos.
É importante destacar que assim como os cães, os felinos têm audição muito apurada, chegando a alcançar até 65.000Hz, enquanto nós humanos ouvimos até 20.000Hz. Ou seja, os felinos têm uma enorme sensibilidade auditiva. Logo, barulhos muito fortes os assustam bastante. Por isso se explica as reações desastrosas, sendo fundamental aprender a acalmá-los.
Como saber se o gato tem medo de fogos?
Geralmente é fácil identificar se o felino está assustado, ansioso ou nervoso devido aos barulhos muito fortes. Quando estão com medos extremos apresentam alguns problemas comportamentais como: miados excessivos; procuram lugar para se esconder; orelhas voltadas para trás; respiração ofegante; salivação excessiva; agressividade com o tutor ou outros animais da casa; não querer contato social com o dono; diminuição da interação; são indicativos importantes para serem observados.
Logo, é fundamental aprender a identificar esses comportamentos para não expor seu gatinho a alguma situação de risco e assim evitar maiores danos. É seu dever como tutor cuidar do seu bichano para lhe proporcionar um ambiente seguro e confortável, principalmente em momentos que você pode prever o uso de fogos de artifícios.
Como ajudar um felino assustado com fogos de artifícios?
Agora que você já compreende que os barulhos em excesso podem representar risco para seu gatinho e já consegue identificar os sinais, listamos algumas dicas que vão te ajudar a acalmar seu bichano:
- Prepare um lugar que mantenha seu gatinho o mais distante dos barulhos. Porém, que seja um local em que ele já tenha costume de descansar para que possa se sentir seguro
- Disfarce o barulho. Ligue a televisão ou coloque vídeos do youtube voltados para tranquilizar pets
- Feche janelas ou outras saídas da casa. Isso vai abafar os ruídos e o deixará mais tranquilo
- Não o repreenda. Essa atitude pode deixar a situação ainda pior
- Mostre lugares altos que ele possa subir. A altura faz com que se sintam mais seguros
Saiba que algumas reações são absolutamente normais. Cuide do seu gatinho na medida do possível para deixá-lo de forma mais confortável.
Caso você perceba qualquer indício de desconforto, não force seu gatinho! E lembre-se: segurar o animal no colo não é uma ideia boa, isso pode aumentar o estresse dele, podendo até te machucar.