Entenda porque os gatos enterram as fezes
Para entender o porque que os gatos enterram as fezes é necessário trazer algumas questões acerca da história dos bichanos. Os felinos são animais cujas características genéticas remetem à época em que eram selvagens. Embora domesticados, ainda mantêm alguns comportamentos herdados dessa fase.
Uma destas práticas é esconder as fezes. Muitos pensam que isso se deve à sua aguçada noção de higiene, mas talvez não seja a explicação certa.
Apesar de ainda não se ter uma resposta definitiva sobre o motivo de os gatos esconderem as suas fezes, acredita-se que o objetivo é o de se camuflar de predadores.
Mas, se o seu gato não o fizer, tudo bem, pois o contrário também pode acontecer. Em alguns casos, os gatos deixam as fezes expostas, pois através disso estabelecem a marcação do seu território.
Por que os gatos enterram suas fezes? Instinto de Higiene e Proteção?
Os gatos possuem um instinto de higiene que os move a limpar seu corpo e a enterrar suas fezes. Por esse motivo, eles procuram enterrar seu xixi e cocô.
Além disso, enterrar as fezes os ajuda a manterem o território limpo e livre de odores desagradáveis. É possível que essa seja uma forma de evitar a atração de predadores ou outros animais que podem representar perigo para o gato.
Então, a explicação para o gato enterrar suas fezes pode ser instinto de higiene, mas também pode ser uma forma de proteção.
Meu gato não enterra as fezes?
Casas com muitos gatos podem ter o problema de não possuir caixas de areia suficientes para todos. Se isso acontecer, um ou mais gatos podem fazer suas necessidades fora da caixa.
Essa situação pode ser resultado da superpopulação e/ou disputa territorial. É importante ter um número de liteiras igual ao número de gatos +1. Por exemplo, se você tem três gatos, deve ter quatro caixas de areia.
No entanto, se você só tem um gatinho e ele tem esse hábito, é necessário adequar o banheiro ao gosto dele. Mude o tipo de areia, o tipo da caixa de areia e o local onde ela está. Não coloque o banheiro em ambientes barulhentos ou assustadores.
A individualidade de cada gato
Observar e conhecer os hábitos do seu gato é extremamente importante para que você fique atento à sua saúde e bem-estar.
O comportamento dos felinos é variado e, geralmente, não devem ser motivo de preocupação. No entanto, é preciso ficar atento a qualquer mudança repentina de comportamento, pois ela pode indicar alguma saúde anormal.
Além disso, tenha o hábito de verificar a textura, quantidade e coloração das fezes do seu bichano. Qualquer alteração pode ser sinal de que algo não vai bem. Portanto, preste atenção e cuide bem do seu pequeno felino!
Mantenha a caixa de areia limpa para seu bichano
Retire as fezes assim que o bichano defecar, bem como o xixi, todos os dias. Lave a caixa de areia semanalmente, principalmente quando o gato tiver um desarranjo intestinal.
Tome cuidado com o produto usado para limpar a liteira: enxágue muito bem para evitar resíduos e cheiros fortes, pois o bichano pode se recusar a usá-la.
Dessa forma, ele não procurará outros locais para defecar.