Como dar banho em gatos
Confira as melhores dicas que vão te ajudar nessa tarefa.
Principalmente os tutores que são mais acostumados a cuidar de cachorros ficam sempre com essa dúvida. O que nós sabemos é que os gatos têm aversão à água. Por isso ficamos sempre com muitas dúvidas em relação à necessidade de banhá-los, bem como, em relação a frequência desses banhos. Assim, esse artigo vai ajudar você a esclarecer sobre como dar banho em gatos essas e outras dúvidas.
Dar banho em gato é realmente necessário?
Primeiramente, você deve entender que o banho em gatos deve ser feito apenas em situações específicas. O banho não é recomendado como parte da rotina normal de um gatinho saudável.
Existem várias razões pelas quais os gatos não tomam banho regularmente. Uma delas é o estresse causado pelo contato com água. Todo animal estressado desenvolve um sistema imunológico enfraquecido, tornando o corpo mais suscetível a doenças.
Outro fator fundamental para ser destacado, é que ao dar banho em um gato utilizando produtos como xampu, este vai retirar os feromônios de sua pele, que é a identidade do gato e também está relacionado ao seu bem estar. É justamente por isso que, quando você banha seu gatinho, ele costuma se lamber compulsivamente, pois estão tentando recuperar os feromônios perdidos.
Muitas vezes, a melhor solução é deixar o felino se limpar na sua forma natural. Respeitar a natureza deles pode prevenir estresse, dermatites e outros problemas.
Em caso de necessidade, como dar banhos em gatos?
Como já dito anteriormente, os gatos têm aversão a água. Porém, é sim possível adaptá-los aos banhos. Com o tempo, os felinos se acostumam com a àgua.
É muito importante se atentar para a frequência do banho. A recomendação é que os banhos aconteçam no máximo uma vez por mês. Mais do que isso, podemos afetar a sua saúde.
Como dar banho em gatos: confira as melhores dicas que vão te ajudar nessa tarefa
- Uso de luvas para te proteger
Sugerimos luvas grossas de borrachas para sua proteção. O ideal é aprender a cortar as unhas do seu pet. Fazendo isso antes do banho, evitará possíveis arranhões.
- Opte sempre por produtos indicados
Os produtos que você vai utilizar devem ser bem escolhidos, pois os gatos são muito sensíveis a cheiros. Escolher bem os produtos vai ajudar na prevenção de alergias e possíveis desconfortos.
- Use uma banheira ou bacia grande
- Atente-se à temperatura da água
O banho morno facilita na aceitação do seu gatinho no momento do banho, uma vez que eles têm mais aversão à água gelada. Isso vai evitar que seu pet se assuste ao entrar em contato com a água. Outrossim, a água morna ajuda na prevenção de doenças, coceiras e infecções.
- Evite o estresse
É importante organizar o ambiente onde vai realizar o banho para que o tempo seja otimizado e assim não expor o animal há muito tempo de estresse. Antes de tudo, tente deixar seu gatinho relaxado e faça-o carinho.
Caso ele fique muito inquieto ou queira sair, deixe o banho para outro dia. Evite forçar muito, pois só tornará as próximas vezes mais difíceis.
- Seque bem com uma toalha
Outra dica importante é evitar o uso do secador. Isso pode deixar o animal ainda mais estressado. Prefira enrolar seu gatinho em uma toalha limpa para secá-lo. Outra sugestão é aproveitar o sol no processo de secagem do seu animal.
- Por fim, recompense seu gatinho
Após o banho finalizado deixe seu pet o mais relaxado possível. Ofereça seu petisco favorito e dedique muita atenção ao seu gatinho. Isso evitará que ele fique distante.