Adoção de cachorro: como preparar o lar para sua chegada?
A chegada de um filhote é cheia de novidades e alegrias, mas dividir o lar com um cachorrinho novo precisa de mudanças e adaptações na estrutura e funcionamento do local onde você mora, bem como, na sua rotina. Para facilitar esse momento e para você avaliar se está preparado(a) para adotar um cãozinho de forma responsável e, se é algo que se encaixa ao seu dia-a-dia, listamos uma série de fatores que precisam ser levados em consideração, principalmente, como preparar o lar na adoção de cachorro. Então, vamos lá!
Hora de dormir! As primeiras noites
Para adoção de cachorro e de como preparar o lar não podemos deixar de falar sobre as primeiras noites de um filhote na sua nova casa, pois costumam ser estressantes e desafiadoras, afinal, o filhote estava acostumado ao convívio da mãe e seus irmãos. Portanto, é muito comum que o cachorro sinta medo e um certo desconforto em novos ambientes. O correto é ter um espaço dedicado a ele que seja confortável e próximo a você, principalmente nos dias iniciais. Isso o ajudará a se sentir mais confortável e adquirir confiança, fazendo com ele se sinta seguro em seu novo ambiente.
Uma boa dica é separar algum objeto que estava junto com a ninhada para que possa ajudar na hora de adaptá-lo ao novo lar.
Pense no entretenimento
Precisamos também pensar nos brinquedos. Nos primeiros dias vale a pena evitar aqueles brinquedos barulhentos, eles vão deixá-lo agitado, confuso e até mesmo assustado. Guarde-os para quando estiverem mais adaptados ao novo lar.
Tenha cuidado com os brinquedos que são facilmente destruídos e engolidos, pois ao serem ingeridos podem causar obstrução.
Outra dica é não deixar o animal brincar sozinho, simplesmente deixando o brinquedo à disposição. Troque experiências com ele, pois terá memórias interativas divertidas e seu cheiro permanecerá nos brinquedos. Depois que o item foi colocado de lado, guarde-o e pegue-o novamente quando sair, isso ajudará a reduzir a ansiedade do animal quando precisar ficar sozinho.
Ensine onde é o banheiro do pet
Educar seu pet onde fazer xixi e cocô é um dos grandes desafios. Durante o processo educacional os vasos de plantas, seus tapetes, móveis e até mesmo rodas de carros costumam ser alvo, causando uma série de transtornos. Portanto, o tutor deve determinar um local de fácil acesso e higienização para ser o banheiro do seu filhote. O uso dos tapetes higiênicos pode ajudar e aumentar suas chances de sucesso no início do processo de aprendizagem.
Outra dica importante é usar recompensas como carinho ou petiscos quando o animal fizer xixi ou cocô no espaço apropriado, o que fará com que seu cãozinho entenda que esse é um comportamento adequado.
Vale ressaltar que não é incomum os bichinhos fazerem xixi nos lugares errados no início, então essa é uma fase que vai exigir paciência.
Como socializar seu cão?
O processo de socialização dos cães é fundamental para garantir um bom comportamento no futuro. Esse processo deve se iniciar desde quando o filhote é desmamado nutricionalmente e afetivamente da mãe, ou seja, entre a terceira e décima semana de vida.
Separamos três dicas simples que vão te ajudar na socialização:
- Leve-o para vários lugares para que eles possam conhecer pessoas novas, sons, lugares, e outros animais, promovendo especialmente o relacionamento.
- Busque sempre apresentá-los pessoas e animais diferentes. Passeios em praças públicas ou até mesmo receber amigos e familiares diferentes é uma ótima maneira de o expor.
- Leve-os também para lugares atípicos, como bosques ou jardins, e até mesmo para locais em que haja bastante gente, como próximos a áreas comerciais do seu bairro.
Por isso, é importantíssimo que seu cão seja exposto à sociedade precocemente, caso contrário, podem se tornar animais ansiosos e medrosos com qualquer situação diferente.