Por que gatos sempre caem em pé?

Os gatos gostam de estar em alturas para ter uma vantagem de observar o ambiente ao redor. Embora eles sejam muito ágeis e destros, às vezes acontece um erro de cálculo e eles caem. Então, por que gatos sempre caem em pé?

Esta questão já foi objeto de muitas discussões e pesquisas, mas o que se sabe é que o gato possui um notável senso de equilíbrio, que lhe permite girar seu corpo rapidamente e recuperar a posição de pé apoiando-se em suas quatro patas.

por-que-gatos-sempre-caem-em pe

Entenda como os gatos conseguem cair em pé

Os gatos têm um instinto que os ajuda a cair em pé mesmo quando em situações desconfortáveis. Isso se deve ao labirinto, uma estrutura no ouvido que é responsável pelo equilíbrio, à visão, que ajuda a identificar as coisas de forma avessa, e a resposta rápida do cérebro para os músculos

Quando o animal se encontra em uma posição diferente em relação ao solo, ocorre um aumento de pressão, que funciona como alerta. Então, o cérebro do gato identifica isso e envia uma resposta rápida para movimentar os músculos e recuperar o equilíbrio.

No entanto, é importante lembrar que cair é sempre um risco para o animalzinho, pois ele pode ter fraturas ou lesões. Por isso, nunca se deve testar para ver se o gato consegue realmente cair de pé. É importante também evitar jogá-lo para cima ou colocá-lo em locais altos, e ter cuidado ao pegar o animal no colo e depois ao colocá-lo no chão.

Você entendeu por que o gato consegue sempre cair em pé? Parece simples, mas na verdade é uma habilidade única dos felinos. E, tudo acontece muito rapidamente, em questão de segundos!

Além disso, especialistas destacam o papel importante da coluna. Eles explicam que as vértebras são flexíveis, o que contribui para amortecer o impacto.

E essa habilidade, de onde vem?

Os bichanos são conhecidos por serem afetuosos e ternos, no entanto, eles ainda possuem muitas características que remetem à sua vida selvagem. Estes instintos de caçador explicam o motivo de o gato sempre conseguir aterrissar de forma segura.

Muitos felinos têm o hábito de escalar árvores e saltar de galho em galho. No entanto, devido aos riscos de quedas, só aqueles animais que desenvolveram habilidades de saltar e cair com segurança conseguiram se adaptar a esse estilo de vida e sobreviver às adversidades da natureza.

Riscos das quedas de gatos

Apesar de os felinos conseguirem realizar movimentos acrobáticos e pousar no chão de forma impressionante, devemos ficar vigilantes, pois muitos gatos chegam às clínicas veterinárias lesionados devido a quedas, algumas delas com consequências graves.

É conhecido nas clínicas como a “Síndrome do Gato Paraquedista”, onde os bichinhos relaxam a musculatura para reduzir o impacto de uma queda iminente, aumentando as chances deles se lesionarem.

Ao cair de locais mais altos, os animais têm o risco de desenvolver lesões internas, como ruptura de órgãos como o baço, ou trauma no tórax, como rompimento do diafragma. Estas lesões podem acarretar hemorragias e problemas ainda mais graves.

Cuidados e Prevenção

Embora o gato tenha sete vidas, é preciso tomar cuidado para que ele não as gaste por aí. Para proteger o seu felino, instale redes de proteção nas janelas e faça com que os locais mais altos sejam mais acessíveis, com “andares” para que ele possa subir e descer sem a necessidade de grandes saltos. Caso ocorra alguma queda, leve-o imediatamente para uma consulta veterinária, tomando o cuidado de evitar movimentos bruscos. Assim, você assegura que o seu gato não gastará as suas sete vidas sem necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.