Frutas que cachorro pode comer: confira 10 frutas
Antes de servir frutas para o seu cachorro, é importante saber quais alimentos são adequados para a dieta canina. Embora sejam muito benéficos para a saúde humana, é necessário lembrar que os organismos dos animais funcionam de maneira diferente e nem sempre conseguem digerir tudo. Existem frutas que podem ser prejudiciais para a saúde dos bichinhos.
Para oferecer uma variedade ao cardápio de seu pet, o KitabPet preparou um artigo que detalha quais frutas cachorro pode comer. Confira!
A importância das frutas na alimentação dos cães
A maioria das rações disponíveis no mercado fornecem todos os nutrientes necessários para os cães. No entanto, a ingestão de frutas pode ajudar a adicionar mais fibras e vitaminas à dieta do animal, trazendo benefícios à sua saúde. Se você souber quais frutas seus cães podem comer, também pode oferecer petiscos saudáveis como forma de refrescá-los em dias quentes. Porém, é importante dar as porções corretas e nunca substituir a ração por frutas.
10 frutas que o cachorro pode comer
Algumas frutas podem trazer diversos benefícios para a saúde do seu cãozinho! No entanto, é importante saber balancear a quantidade, pois elas devem entrar na dieta do pet como se fossem petiscos, levando em consideração a idade, porte e peso do seu doguinho. Por isso, antes de inseri-las na rotina do cachorro é recomendado consultar um médico veterinário.
Confira 10 frutas que cachorro pode comer:
Banana
A banana é uma das frutas seguras para os cães. Trata-se de um petisco saudável, pois é rica em potássio, fibras, magnésio, vitaminas e complexo B. No entanto, não deve ser oferecida em grandes quantidades, pois possui alta concentração de açúcar e carboidratos, o que pode gerar problemas como obesidade e diabetes.
Melancia
A melancia é uma excelente fonte de água, o que a torna uma fruta ideal para refrescar o pet em dias quentes. O aumento da ingestão hídrica também é benéfico para prevenir problemas renais. Além disso, a melancia contém vitamina A. Ofereça-a sem casca e sementes para o seu pet.
Melão
O melão é uma excelente escolha para refrescar os pets. Rica em potássio, fibras e vitaminas, essa fruta possui alto teor de água e é muito apreciada pelos cães. Contudo, deve ser consumida com moderação para não causar malefícios à saúde.
Maçã
A maçã é uma das frutas mais apreciadas pelos cães, devido ao seu sabor adocicado e textura firme. Além disso, ela é rica em vitaminas A, B, C e E, e contém boas quantidades de fibras, especialmente na casca. Entretanto, é importante que a maçã seja servida sempre sem sementes, pois são tóxicos para eles. É rica em probióticos, que auxiliam na melhoria das funções intestinais, ainda deixa a pelagem saudável e aumenta a imunidade do animal.
Manga
A manga é uma ótima alternativa para oferecer saúde e nutrientes para o pet, pois contém vitaminas essenciais, betacaroteno, potássio e antioxidantes. Porém, a casca deve ser retirada antes de ser servida para o cão pois é difícil de ser digerida. O caroço também deve ser retirado, pois ele pode provocar asfixia e tem substâncias extremamente tóxicas para o animal.
Mamão
O mamão é rico em vitaminas A, C, E e K, além de possuir enzimas e fibras que auxiliam na digestão dos alimentos ingeridos e na formação do bolo fecal. Por isso, é uma ótima alternativa para auxiliar na regularização do funcionamento intestinal do cachorro.
Pera
A pera é uma excelente opção para pets, pois ela possui cerca de 80% de água, o que a torna pouco calórica. Ela também contém potássio, fósforo, ácido fólico, fibras, antioxidantes, vitamina C, E, B1 e B2. Antes de servir, é importante retirar as sementes.
Caju
O caju é uma fruta muito aromática para os cães. Pode ser oferecida com segurança para o seu pet. Possui também um sabor e uma textura muito agradável. Além disso, é rico em vitaminas que são benéficas para a saúde do animal. Vitaminas como a E, que possui função antioxidante, a K, importante para a metabolização de proteínas, e a B6, que ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso.
Morango
No Brasil, geralmente durante as estações mais frias, o morango é uma fruta de aroma atrativo, que costuma atrair os cães. Se o seu cão olhar para você com aquela carinha de quem deseja uma guloseima, não há problema em oferecer um pedacinho. Esta fruta é rica em fibras, vitamina K, vitaminas do complexo B, magnésio e potássio.
Coco
Seu amigo de quatro patas pode se beneficiar do fortalecimento do sistema imunológico oferecendo-lhe um pedaço de coco. Esta fruta é muito rica em vitaminas e minerais, especialmente na vitamina E, que ajuda a estimular o sistema de defesa do corpo, e também possui ação antioxidante.
Quais os benefícios das frutas para os cães?
Os cachorros podem tirar muitos proveitos da ingestão de frutas, pois estas promovem melhorias em relação à saúde e qualidade de vida. Abaixo, veremos quais são os principais benefícios:
- Protege o intestino e fortalece o equilíbrio no organismo;
- Fortalece a imunidade;
- Previne o aparecimento de sinais de envelhecimento prematuro;
- Fortifica os ossos;
- Aumenta a eficiência do sistema urinário e melhora a saúde renal;
- Diminui os riscos de doenças degenerativas.
As frutas podem ser usadas para oferecer uma alimentação rica e natural para o seu pet. Elas também são uma excelente alternativa para dar petiscos saudáveis e refrescá-lo nos dias quentes. Agora que você sabe quais frutas cachorros podem comer, lembre-se de que os benefícios só serão alcançados se fornecidas na quantidade certa. Dessa forma, seu amigo de quatro patas poderá desfrutar das delícias naturais e manter-se saudável.