Alimentação natural para cães: benefícios e como fazer

Você sabia que é possível alimentar seu cão com comidas caseiras, preparadas por você mesmo, ao invés de utilizar ração industrializada? Saiba mais sobre os benefícios da comida natural, produzida no conforto da sua própria casa.

Muitos tutores têm optado por uma alimentação natural para seus cães, pois isso garante uma dieta mais saudável, nutritiva e livre de produtos industrializados. No entanto, muitas dúvidas ainda rondam o assunto. Quais alimentos dar ao cão? Qual a quantidade certa? Seria mais custoso ou barato que alimentos industrializados? Aprenda mais sobre alimentação natural para cães e como oferecê-la de forma adequada.

Alimentacao-natural-para-caes

O que significa alimentação natural para cães

A Alimentação Natural para Cães (AN) é uma dieta com alimentos saudáveis ​​que obedecem aos princípios da alimentação caseira para pets, sendo o mínimo processamento possível. A AN consiste em alimentos naturais, como vegetais, carnes, arroz, legumes, entre outros, que são oferecidos à dieta. No entanto, mesmo esses alimentos passam hoje por algum processo de industrialização, deixando assim a questão do termo “natural” em aberto. Alguns tutores optam por cozinhar em casa os alimentos para seus pets, enquanto outros buscam empresas especializadas que produzem alimentos e os entregam prontos em casa.

Qual é a necessidade nutricional do cães

Os cães têm uma dieta que deve ser composta principalmente por proteína animal de boa qualidade, como carne vermelha, frango ou peixe, gordura e pouco carboidrato. É importante também adicionar verduras e legumes como um complemento à dieta. 

Embora comam quase tudo o que lhes é oferecido, isso não significa que seja saudável para eles.

Leia também:

Dieta básica para um cão saudável

Antes de optar por uma alimentação caseira para os cães, é necessário certificar-se de que eles estão em boas condições de saúde. Cães com doenças cardíacas, hepáticas, pancreáticas, renais ou outras doenças crônicas necessitam de uma alimentação específica para se manterem saudáveis.

Para que um cão mantenha uma boa saúde, uma dieta adequada pode ser composta por alimentos como:

  • Carnes: boi, porco, frango, carneiro, peixe;
  • Vísceras: coração, fígado, moela, língua;
  • Carboidratos: batata-doce, batata inglesa, inhame, mandioca (aipim), arroz e macarrão;
  • Verduras e Legumes: agrião, alface, abóbora, abobrinha, batatas, beterraba, berinjela, brócolis, cenoura, chuchu, couve-flor, espinafre, jiló, nabo, palmito, pimentão, quiabo, pepino, rabanete, tomate e vagem são alguns dos legumes e verduras;
  • Frutas: banana, caju, caqui, mamão, melão, maçã, morango, pêra, melancia

Qual a quantidade diária de alimento a oferecer para cachorro?

A quantidade diária de alimento para um cão depende da sua idade, tamanho e nível de atividade. Em geral, é possível estimar quanto de alimento deverá ser servido ao animal:

  • Para cães muito pequenos, como pinschers e chihuahuas, 10% do seu peso deve ser destinado à alimentação diária. Nesse caso, um cão com 1kg precisa comer 100g por dia.
  • Para cães de porte pequeno e médio o consumo diário deve corresponder a 6% do seu peso, ou seja, um cão com 10 kg deverá consumir diariamente 600g de alimento.
  • Para cães grandes ou muito grandes, como os pastores alemães e os rottweillers, 4% do seu peso deve ser alimentado por dia. Sendo assim, um cão com 40kg precisará de 1,6kg de alimento diariamente.

É importante dividir as quantidades diárias recomendadas para um rottweiler de 40kg em, pelo menos, duas ou três porções. Por isso, esse cão deverá ingerir, a cada 24 horas, duas porções de 800g.

Dicas de como preparar a alimentação para cães

  • Todos os alimentos caseiros para cães devem ser cozidos em água sem adição de temperos;
  • É recomendável que os carboidratos e vegetais sejam bem cozidos para que os cães possam digeri-los com mais facilidade. Cozinhar bem esses alimentos ajuda na melhor absorção dos nutrientes pelo animal, evitando assim problemas digestivos;
  • Deve-se deixar as carnes e vísceras mal passadas, pois desta forma o sistema digestivo carnívoro do cão as aproveita melhor;
  • Quando servir, é recomendado misturar todos os alimentos, pois muitas vezes o cão escolhe apenas as carnes. Lembre-se de adicionar uma pequena quantidade de sal para temperar;
  • Podemos economizar tempo no dia-a-dia preparando grandes quantidades de alimento de uma vez e armazenando-o em porções individuais no congelador.

Sobre as dificuldades

Embora a alimentação natural para cachorro ofereça muitos benefícios, pode ser desafiador aderir a ela. É necessário ter em casa os ingredientes frescos e prepará-los diariamente ou, pelo menos, semanalmente, congelando os preparos. Isso demanda muita organização para não faltar alimentos e nutrientes na dieta do cãozinho. Se você não se sente preparado para isso, existem empresas que oferecem esse serviço, mas costuma ser mais caro que comprar e preparar você mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.