Raça de cachorro Husky Siberiano
A raça de cachorro Husky Siberiano são cães que, apesar de parecerem lobos selvagens, são muito fáceis de lidar e são muito amigáveis. Eles se dão bem em grupos, gostam de ter um lar para se sentirem seguros e serem amados pela sua família.
Essa raça canina, também conhecida como cão de trenó, foi criada para trabalhar em colaboração com os humanos, bem como com outros animais, a fim de transportar cargas e pessoas. Esta convivência pacífica contribuiu para o desenvolvimento de sua resistência física e vontade de trabalhar, além de um temperamento amigável, sociável e extrovertido.
Além disso, a raça não é recomendada para ambientes quentes, mas é muito resistente ao frio.
Origem
Originalmente trazidos da Sibéria, os Huskies Siberianos foram desenvolvidos pela tribo nômade Chukchi há cerca de 2 mil anos como cães de caça e para puxar trenós em condições climáticas extremas.
O bom desempenho dos Huskies na Grande Corrida do Alasca, uma corrida de 657 km, garantiu aos cães fama no país inteiro. No entanto, foi a heróica viagem de 600 km para levar medicamentos e salvar a população da cidade de Nome, durante uma epidemia de difteria, que fez com que a raça fosse reconhecida pelo American Kennel Club em 1930, além de merecer uma estátua no Central Park.
Temperamento
O Husky Siberiano são cães muito sociáveis, amigáveis, extrovertidos e gostam de brincar. Eles foram criados para trabalhar em equipe, viver com a família e outros animais, portanto, não gostam de ficar sozinhos.
Esta raça é também atlética e cheia de energia, precisando de exercícios intensos regularmente. Quando entediados, eles tendem a fugir. Para evitar isso, é importante que recebam atenção, tenham um lugar seguro para correr e brincar e grades altas para dificultar a fuga. Além disso, é importante e recomendado adestrar e ensinar desde cedo, pois essa raça é bastante teimosa.
A raça Husky Siberiano geralmente não late muito, mas possuem o hábito de uivar para se comunicarem. Inacreditável, mas o uivo destes animais pode ser ouvido a uma distância de 16km.
Características do Husky Siberiano
O Husky Siberiano é um cão de porte médio que, por conta de sua expressão, lembra um lobo. Seu corpo é equilibrado, proporcional e moderadamente compacto, possuindo comprimento um pouco maior que a altura. Suas orelhas triangulares e eretas, juntamente com a cauda em formato de pincel, lhe dão uma aparência nórdica e elegante. Geralmente, os olhos amendoados são de cor clara e, às vezes, possuem uma coloração variada, denominada heterocromia, que consiste em um olho de cada cor.
Cuidados com a pelagem
Os cachorros Husky Siberiano possuem uma pelagem de comprimento médio e densa, que os protege do intenso frio. Esta pelagem é macia e lisa, deixando à mostra as linhas marcantes do corpo.
Os cães dessa raça podem ser encontrados em diversas cores, indo desde o preto até o branco puro, e também costumam ter variedades de marcações na cabeça, com combinações entre branco, cinza, preto, vermelho e marrom.
O Husky Siberiano possui pelagem densa, desenvolvida para resistir às baixas temperaturas. Porém, em países mais quentes, como o Brasil, a muda de pelos é muito intensa, sendo necessário escovar frequentemente o animal para remover os pelos mortos e evitar incômodos. A escovação também ajuda a identificar possíveis problemas de pele que não são facilmente visíveis devido à densidade da pelagem.
Assim como os gatos, os Huskies Siberianos gostam de higiene e cuidam muito da sua limpeza. Por isso, o banho deve ser feito de um a dois meses, de acordo com a rotina do animal. É importante conversar com o veterinário para descobrir qual a melhor programação para o seu cão, além de secá-lo bem após o banho para evitar a proliferação de fungos devido à densidade dos pelos.
Cuidados com a saúde do Husky Siberiano
Os nossos cãezinhos são susceptíveis a diversos problemas de saúde ao longo de suas vidas. Desde problemas de tratamento simples, como o controle de parasitas, até doenças crônicas mais complexas. Quando se trata dos Huskys Siberiano, eles são geralmente animais muito saudáveis. A melhor recomendação médica é realizar atividades físicas diariamente, para garantir que o cãozinho esteja sempre saudável e possa ter uma vida mais longa.