A beleza e encanto da Cacatua
Se você está pensando em adotar uma cacatua, temos as informações certas para você. Antes de tudo, a cacatua é uma ave exótica que tem uma crista colorida que se assemelha ao estilo moicano.
Ela pode ser mantida como animal de estimação, mas é importante que você saiba sobre os cuidados necessários para que ela fique saudável e feliz. Por isso, preparamos um material completo com todas as informações que você precisa saber antes de levá-la para casa. Aproveite!
Quem pode ter uma Cacatua?
Quem deseja adquirir uma cacatua precisa estar ciente que o preço destas aves não é barato, bem como, ainda há os custos contínuos para o bem-estar dela.
Além disso, é importante saber que ela é considerada uma ave exótica e, por esse motivo, precisa de uma licença ambiental emitida pelo IBAMA e regularizada pelo Ministério do Meio Ambiente.
Se você realmente deseja ter uma cacatua, procure um criadouro com legalização e que possua certificação. É importante lembrar que o comércio ilegal de animais é crime e, assim, não deve ser incentivado.
Portanto, qualquer pessoa que tenha as condições necessárias pode ter uma cacatua.
Características da Cacatua
Existem 21 espécies de cacatua, que variam em tamanho, cor e peso. As cacatuas mais comuns medem entre 40 cm a 50 cm e pesam entre 500 g e 900 g, podendo ser brancas, rosas ou creme.
A cacatua negra, também conhecida como cacatua das palmeiras, é uma espécie muito rara, medindo até 70 cm e pesando cerca de 1 kg. As cacatuas domésticas são conhecidas por sua alegria, doçura e divertimento, com uma expectativa de vida de até 60 anos.
A cacatua é uma ave inteligente e muito atenciosa. Ela pode ser facilmente adestrada e se adapta bem ao ambiente doméstico. Costuma emitir sons bem altos quando deseja chamar a atenção, e algumas delas até conseguem imitar a nossa voz. Se bem cuidada e tratada, a cacatua pode se tornar amigável e brincalhona, formando um bom vínculo com as pessoas.
Para entender o estado de humor da Cacatua, é importante observar o seu penacho. Se estiver eriçado, ela está bem, enquanto que se estiver encolhido, é melhor deixá-la quietinha.
Qual melhor ambiente para Cacatua de estimação?
Para proporcionar o melhor bem-estar à sua cacatua, é importante escolher uma gaiola que seja adequada à espécie. O tamanho ideal é 75 cm de espaço, com uma altura de cerca de 60 cm e as barras com um espaçamento mínimo de 1,8 cm.
Se houver mais de um animal, o espaço deve ser dobrado. Tenha bastante cuidado e atenção para que a ave não fique presa entre os arames.
Escolha um local tranquilo, sem correntes de ar e com pouca incidência solar para colocar a gaiola. Lembre-se que a cacatua não ficará o dia inteiro dentro da gaiola, por isso, atente-se de que os cômodos sejam seguros para ela passear.
Atenção com fios elétricos expostos e com objetos pequenos que possam ser engolidos. Além disso, cuidado com plantas tóxicas à sua disposição.
Para a gaiola, escolha poleiros naturais ou de cimento, pois os de madeira são facilmente roídos. Assim, o ambiente será confortável e agradável para a sua ave.
Saiba como ajudá-la a se adaptar ao novo ambiente
Para manter a cacatua ativa, ofereça-lhe brinquedos que estimulem a sua inteligência. Chocalhos, bolas grandes, cordas e sinos são alguns exemplos.
Não se esqueça de interagir com ela, conversar e fazer carinho na nuca, oferecer alimentos e ensinar truques. Ela precisa de atenção, pelo menos uma vez ao dia, e se não for suficiente, considere adquirir outro exemplar para fazer companhia.