Animais domésticos: características e espécies

A domesticação é o processo de adaptação do animal à vida em casa, ou seja, o processo de adaptação ao homem. Esta é a forma como o animal passa a ter contato com o meio humanizado, onde é alimentado e cuidado pelo seu dono. Os animais domésticos são aqueles que possuem características que os tornam mais facilmente adaptados à vida ao lado do homem.

Estas características são geralmente a inteligência, a docilidade, a facilidade de treinamento, o tamanho e a pelagem. Os mais conhecidos animais domésticos são os cães, gatos, coelhos, hamsters, pássaros e peixes. No entanto, há muitas outras espécies que também são consideradas domésticas, como porcos, cabras, ovelhas, coelhos, tartarugas e lhamas. 

É importante destacar que nem todos os animais podem ser domesticados, afinal, muitos animais selvagens não têm a capacidade física ou mental de se adaptar à vida em cativeiro. Alguns animais selvagens também são perigosos ou não têm interesse em interagir com os seres humanos, o que torna difícil ou impossível domesticá-los. Outros animais são muito inteligentes ou independentes para serem domesticados, tornando-se difíceis de controlar e lidar com eles.

animais-domesticos

Diferença entre animais domésticos e animais de estimação

Quando se fala em animais domésticos, é importante lembrar que existe uma diferença entre animais domésticos e animais de estimação. Os animais de estimação são aqueles que não necessariamente precisam ser domesticados para viver com o homem. São animais que são adotados e cuidados por pessoas que os amam, mas que não foram selecionados geneticamente para viver com o homem. Portanto, os animais domésticos são aqueles que foram selecionados ao longo dos séculos para viver ao lado do homem, sendo assim, adaptados a essa realidade. Não importa qual seja sua espécie, se você tem um animal em casa, certamente ele é seu melhor amigo e o maior amor da sua vida.

Animais domésticos e sua evolução

A evolução dos animais domésticos é baseada na seleção natural – um processo que ocorre quando aqueles indivíduos que possuem características favoráveis têm mais chances de sobreviver, reproduzir-se e passar essas características para seus descendentes. Dessa forma, ao longo dos séculos, os criadores têm selecionado os animais com características desejadas, como tamanho, pelagem, ou mesmo algum comportamento, a fim de se obter animais mais adequados para certos fins. Alguns animais também desenvolveram características que os tornam mais sociáveis com o homem, o que ajudou ainda mais em seu processo de domesticação. 

Em geral, os animais domésticos desenvolveram características que os tornam mais dependentes do homem, como tamanho menor, pelagem diferente e comportamentos mais adaptados. 

A evolução dos animais domésticos é um processo contínuo, pois os criadores ainda podem selecionar características específicas de acordo com as necessidades humanas. É importante destacar que o processo de domesticação é extremamente delicado e requer cuidado para não prejudicar o animal.

Veja 7 espécies de animais domésticos para você escolher

Foi-se o tempo em que a dúvida sempre pairava entre o cão e o gato na hora de buscar um animal doméstico. Vários outros animais de estimação podem ser mantidos e, com todas as possibilidades disponíveis, pode ser difícil escolher qual é o melhor para você e sua família. Dessa forma, selecionamos sete espécies de animais domésticos para você escolher o que mais se encaixa na sua rotina.

1. Hamsters

Estes pequenos roedores são ótimos para quem quer ter um animal de estimação, mas não tem muito espaço ou tempo para cuidar dele. Eles são inteligentes, carinhosos e são muito divertidos para observar. 

2. Coelhos

Os coelhos são animais sociáveis, dóceis e muito brincalhões. Eles também são fáceis de cuidar, pois não precisam de muito espaço e não exigem muita atenção. 

3. Pássaros

Os pássaros são ótimos animais de estimação para quem gosta de observar e ouvir os sons desses seres vivos. São muito divertidos de se ter em casa e exigem pouco espaço. 

4. Tartarugas

Estes animais são ótimos para quem quer ter um animal silencioso e não tem muito tempo para cuidar dele. Elas são tranquilas e exigem pouco cuidado. 

5. Peixes

Os peixes são animais tranquilos e divertidos de se observar. Eles são ótimas opções para quem não tem muito tempo para cuidar de um animal, pois exigem pouco espaço e poucos cuidados. 

6. Porquinhos-da-índia

Os porquinhos-da-índia são muito inteligentes e carinhosos. Eles exigem um pouco mais de cuidados do que outros animais, pois precisam de alimentação adequada e muito espaço para se exercitar.

7. Animais exóticos

Se você quer um animal diferente, existem algumas opções de animais exóticos, como cobras, répteis, aves exóticas e outros. No entanto, é muito importante fazer pesquisa antes de adotar um desses animais, pois eles tendem a ser mais difíceis de cuidar.

Com tantas opções, escolher o animal de estimação ideal para sua família pode ser uma tarefa difícil. Porém, se você analisar as necessidades de cada animal, certamente encontrará aquele que se encaixa melhor na sua realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.