Cachorro que late muito: entenda os motivos
O latido do cachorro é um hábito natural e uma forma dele se expressar. O latido pode significar muitas coisas. É com esse comportamento que eles conseguem sinalizar para nós o que querem, ou até mesmo, se existe algo o incomodando ou alguma situação que represente risco. Mas o cachorro que late muito?Entenda os motivos.
Os latidos em excesso podem ser indícios de que seu cachorro esteja passando por alguma situação de ansiedade, tédio, solidão, estresse, insegurança ou alarmado com algo.
Não podemos deixar de ressaltar que os latidos excessivos podem incomodar a família, bem como, sua vizinhança.
Portanto, aprender a interpretar o que seu cãozinho quer dizer é muito relevante para melhorar o seu relacionamento com ele. Para te auxiliar, separamos os principais motivos para os latidos de cachorro.
Cachorro que late muito: conheça os principais motivos para os latidos de cachorro
Para um cachorro que late muito, o motivo pode estar relacionado a acumulação de energia ou sensibilidade a estímulos externos, como o toque da campainha, motos e carros na rua, cachorros passando em frente ao portão. Por isso é muito importante saber quando e quais estímulos fazem com ele lata.
Cachorro que late muito: veja mais seis motivos
- o cachorro não gosta de ficar sozinho e quando o tutor sai ele late
- o latido como forma de chamar atenção do dono
- o cachorro late como alerta, como exemplo, pessoas estranhas do portão
- cachorro não para de latir às vezes é um sinal de medo
- o latido também pode estar relacionado ao instinto de proteção para com o dono
- assim como, o latido pode esta associado à brincadeiras e empolgação
Como amenizar a situação dos latidos excessivos
É imprescindível que você faça caminhadas regulares com seu cachorro pelo menos uma vez ao dia. Permita que seu cão tenha uma vida social. Leve-o para praças, parques, em especial, aos lugares que tenham espaços para atividades com animais de estimação. Seu cachorro precisa se socializar com outras pessoas e outros pets.
Além da vida social, aposte em atividades físicas. Elas irão ajudar a diminuir os latidos. É uma forma de seu cão gastar a energia para que não precise utilizá-las em outras coisas desnecessárias, como o latido sem motivos.
As atividades podem ser em forma de passeios, corridas ou qualquer outra que exige fisicamente do seu cão. E não esqueça, a atividade mental também é uma boa opção. Por isso, brinque com seu cachorro, seja de se esconder ou com algum brinquedo interativo e utilize a recompensa cada vez que ele fizer algo positivo.
Como fazer se o cachorro late muito para as visitas
Saiba que é necessário que seu cachorro interaja com outras pessoas e outros animais para que essa interação possa ser positiva. Uma dica é pedir que as visitas interajam com eles com atividades e truques que você já ensinou. Não esqueça! Sempre que ele acertar ou fizer algo positivo, ofereça uma recompensa que pode ser um carinho ou petisco. Assim, seu cachorro vai poder associar as visitas como um momento divertido e agradável.