Porque os gatos ronronam?

Entenda o que significa o “motorzinho” que você escuta no seu gato

Você já se perguntou sobre o porque os gatos ronronam? Ou, o que seu gatinho pode estar pensando? Os felinos são criaturas muito inteligentes e, no processo de convivência com nós seres humanos, aprenderam a enviar sinais para se comunicar. O ronronar do gato é uma  das formas deles se expressarem e costuma estar associado a situações positivas e afetuosas.

No entanto, o ronronar de um gato pode significar muitas outras coisas. Descubra tudo sobre a comunicação felina e conheça os diferentes significados desse “barulho de motorzinho” que você escuta no seu gato.

porque-os-gatos-ronronam

O que é Ronronar?

Como mencionado anteriormente, o ronronar está associado à felicidade e ao contentamento. Isso porque os gatos costumam ronronar no colo de seus tutores quando são acariciados.

No entanto, estudos mostraram que ronronar nem sempre é prazer. O “barulho do motorzinho” também pode indicar insatisfação, estresse ou até mesmo um desconforto relacionado à saúde. Entre as causas mais comuns de ronronar em gatos podemos citar:

  • Contentamento: os bichanos ronronam para mostrar que estão felizes ao receber carinho.
  • Fome: quando sentem vontade de comer, costumam ronronar. Acredita-se que isso tenha relação com a infância desses animais, pois nessa fase, costumam ronronar para despertar a atenção da mãe e assim consigam mamar.
  • Dor: em alguns casos, os felinos podem, por meio do ronrom, nos alertar que estão com problemas relacionados à saúde.
  • Exploração: é comum os gatos ronronar quando exploram novos lugares. Significa cautela ao entrar em um ambiente novo e desconhecido.

Todos os gatos ronronam?

Após tantas explicações e motivos de como e quando os gatos ronronam, você pode estar se perguntando o que há de errado com seu gatinho?

Veja, o ronronar é um dos aspectos mais exclusivos dos gatos, no entanto, existem muitas razões pelas quais podem não ronronar.

A falsa correlação criada ao ver esse comportamento apenas como um sinal de felicidade, acaba se tornando um motivo de preocupação quando os gatos não ronronam. 

O fato do seu gatinho não ronronar pode estar apenas associado ao caráter do seu bichano. Não necessariamente se traduz em alguma doença. Cada animal escolhe a forma de comunicação que mais lhe agrada, por onde vai expressar seus sentimentos e emoções.

Cada felino tem características diferentes, e sua personalidade é um fator importante para determinar se eles ronronam ou não.

Gatos que não ronronam, mas mordem e miam

Outro dos sons mais famosos que os gatos fazem é o miado. Por meio dessas vozes, eles tentam comunicar um determinado pedido ou sentimento ao tutor. Assim como tem gatos que não ronronam, estes podem expressar seus sentimentos através de brincadeiras ou mordidas de advertência. Vejamos a seguir, uma lista de alguns tipos desses comportamentos em felinos:

  • Brincadeiras de morder: esse comportamento está relacionado a sua natureza predatória. esse hábito o ajuda a regular a força de suas mandíbulas
  • Mordidas afetuosas: expressa o amor pelo seu tutor sem causar danos
  • Miado para entrar ou sair de casa: os gatos gostam de acesso livre aos ambientes. Eles gostam de poder entrar e sair de casa sempre que quiserem. Caso o tutor feche as portas, ouvirá incessantemente o miado dele pedindo para entrar ou sair.
  • Miados de atenção: expressam pedidos do gato para receber carinhos ou alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.